26 de julho de 2009

Tsurus pela Paz - Participem!

Dia 6 de agosto de 2009 se completa 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima. Apesar dessa grande tragédia ter mostrado ao mundo, há 64 anos, que as guerras e as bombas nucleares são atrocidades que precisam ser eliminadas completamente da face da Terra, a corrida armamentista está a todo vapor. Hoje existe no mundo, um imenso arsenal atômico composto por mais de 30.000 artefatos nucleares, capazes de destruir várias vezes o planeta, e hoje é possível transportar numa maleta uma bomba 10 vezes mais poderosa que as que destruiram Hiroshima e Nagasaki.

Em 300 cidades do mundo acontecerão atos e eventos para recordar um momento na história que nunca deveria ter ocorrido e para criar consciencia da necessidade do Desarme Nuclear.
No dia 6 de agosto faremos o evento na Alesp com especialistas que se aprofundarão no tema, mostrando dados e informações da perigosa situação em que vivemos e como atuar frente à isso. Será às 14hs na Assembléia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera) e todos estão convidados!


Ônibus grátis saindo de Osasco (passe o mouse)

Mais iniciativas são bem-vindas! Por isso estamos lançando uma e precisamos da sua ajuda.Queremos fazer intervenções, na semana do dia 6, em vários pontos da cidade com a proposta de levar um presente à todos que estiverem ao nosso alcance: dar a oportunidade de, em um minuto, fazer um pedido profundo de paz.
A idéia é que cada um possa parar um minuto, e se desconectar do barulho, stress, transito, problemas, dinheiro, e afins... tomar consciência do assunto e além de tudo pedir Paz para si mesmo, para as pessoas ao redor e para o mundo.
Enfim se conectar com bons sentimentos e desejos!

Utilizaremos a tradição japonesa dos Tsurus que é feito todo ano em homenagem aos que morreram com a Bomba. Segue abaixo um contexto sobre essa tradição.

Nos encontraremos no dia 28 (terça-feira) às 19hs para organizar. Convidamos todos à participar!

Será no Espaço Humanista - Rua Albuquerque Lins, 306 - Sta Cecília (próx. ao metrô Mal. Deodoro)

A lenda:Eram os pássaros companheiros dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos e que supunham ter poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru passou a ser considerado um pássaro de vida longa. Eles simbolizam mocidade eterna e felicidade. Tal crença se estende praticamente ao longo de quase toda Ásia.Diz a lenda, que quem fizer mil origamis de tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, alcançará bons resultados. Também é costume no Japão, levar papéis de origamis quando se visita alguém adoentado, na esperança de que quanto mais origamis de tsuru o acamado fizer, mais rápido se recuperará de sua enfermidade. Ao dobrar cada figura, a pessoa deposita nela toda a fé e esperança na recuperação do doente.No Japão, todos os anos no dia 6 de agosto, são depositados inúmeros tsurus no mausoléu erguido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroshima e Nagazaki, como forma de manifestação pacífica pela paz mundial e o pedido maior é que tamanha desgraça não volte mais a se repetir.Há vários conjuntos de mil grous vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas e associações, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: Paz. Para a confecção destas mil aves é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.

Contatos: Erica Naomi - 9128-9469 e Marco Martines - 8486-3404