3 de fevereiro de 2009

Agência de Notícias Internacional pela Paz e pela Não-violência, convida voluntários a participar

De São Paulo
Erica Naomi




Depois de inovar com a produção de notícias relacionadas à paz e à não-violência no continente europeu, agora é a vez de «Pressenza – Internacional Press Agency» chegar às Américas. Ganhando um caráter mundial, a agência acaba de formar equipes de profissionais para cobrir notícias em todo o continente americano, desde o Canadá, EUA, México, passando por América Central, Caribe e América do Sul.


Antecedentes

Tudo começou no Fórum Humanista Europeu, em 2006, em Milão, quando um grupo de jornalistas, comunicadores e profissionais de diversas áreas se reuniram para formar uma agência de notícias com uma especialização inédita. Desde sua formação inicial, «Pressenza – Internacional Press Agency» se propôs a produzir notícias sobre os avanços em direção ao desarme nuclear e convencional, retirada de tropas e todo projeto que favorecesse a superação da violência em todas as suas formas.

Em sua trajetória, a agência se notabilizou pela cobertura da campanha contra a instalação na República Tcheca dos radares do escudo espacial norte-americano. Além disso, veio acompanhando diversas iniciativas de organizações que lutam pelo pacifismo e a humanização, entre elas, a Associação Mundo Sem Guerras, e seu projeto da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência (www.marchamundial.org), que vai atravessar o mundo em 2009.

PRESSENZA - IPA

- informa sobre os principais avanços produzidos na direção do desarme nuclear e convencional, da retirada de tropas de territórios ocupados e da prevenção e solução de conflitos através de uma metodologia não-violenta.

- inclui em seu serviço estudos e análises que contribuam para a paz mundial e a superação da violência em todas as suas formas.

- cobre as diversas manifestações da ação humana, promovendo a Não-Violência nos campos social, econômico, cultural, religioso, inter-étnico, psicológico, entre outros.

Propósito

PRESSENZA – IPA (INTERNATIONAL PRESS AGENCY) aspira contribuir com seu serviço informativo para criar uma renovada atmosfera de entendimento e cooperação humana, aumentando o espaço de difusão de notícias sobre eventos, pessoas e iniciativas ligadas à promoção da Paz e da Não-Violência.

Estamos convencidos que esta atmosfera positiva é essencial neste momento de crise e conflitos em todas as latitudes.

Produção

A agência produz notícias e reportagens escritas, geralmente junto com imagens em alta resolução, além de publicar artigos de personalidades e lideranças na temática da Paz e da Não-Violência. Video-reportagens, entrevistas, charges, ilustrações e produção em áudio acrescentam o caudal informativo, permitindo chegar com diversidade de formatos aos distintos públicos.

Ponto de vista e amplitude mundial

PRESSENZA - IPA tem caráter internacional e cobre notícias de todo o planeta, com um ponto de vista mundializador, contando com correspondentes, fotógrafos, designers, cinegrafistas e repórteres nos cinco continentes.


2009: Começa a Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência

Desde seu nascimento, PRESSENZA - IPA define como um de seus objetivos centrais para 2009, a difusão de ações e iniciativas em torno à "Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência" (www.marchamundial.org - www.marchamundial.org.br), promovida pela Associação Internacional "Mundo Sem Guerras" junto com centenas de outras organizações.

No continente americano

Organizada em equipes e redações regionais, PRESSENZA - IPA conta com uma coordenação no continente americano que cobre desde o Canadá até o extremo sul da Argentina e Chile. A agência emite seu serviço informativo em espanhol, inglês e português. PRESSENZA – IPA tem sua sede mundial em Milão, Itália, desde onde funciona a redação regional da Europa.

Acordos de Colaboração e Alianças

A agência incentiva a máxima difusão de material informativo ligado à Paz e à Não-Violência. Por isso, promove ativamente convênios de colaboração e parcerias com outras agências, assim como também estabelece vínculos recíprocos com diversos portais, plataformas de informação e outros meios de comunicação.

Como participar:

Se você se interessa favor entrar em contato pelo email adrianatau@gmail.com ou naomiskw@yahoo.com.br que te informaremos sobre como você pode se integrar e colaborar.