1 de fevereiro de 2009

Presidente do Chile, Michelle Bachelet, confirma adesão à Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência

Presidente do Chile grava um vídeo em que incentiva a participação na campanha pela paz mundial e pelo desarme nuclear e participa de série de eventos da Marcha

De Santiago
Alexandre Sammogini
Pressenza IPA


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, aderiu à Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência e pretende participar de uma série de eventos para promover a iniciativa. Nesta sexta, 30, ela gravou um vídeo em que faz uma convocatória para a campanha pela paz mundial e pelo desarme nuclear, que estará disponível nos próximos dias (www.marchamundial.cl). Além disso, confirmou que irá receber a delegação da equipe da Marcha que percorrerá cerca de 90 países e chegará a Santiago do Chile no final de dezembro deste ano.
A adesão de Bachelet foi confirmada em um encontro em La Moneda, sede da presidência chilena, com o porta-voz do Humanismo na América Latina, Tomás Hirsch. Além da gravação do vídeo, a presidente confirmou que irá receber o coordenador mundial da Marcha e fundador da Associação Mundo sem Guerras, Rafael de la Rubia, no próximo mês de março. A mandatária ainda pretende estudar uma forma de incluir os temas da Marcha Mundial na comissão do Bicentenário da independência do Chile.
Outras iniciativas serão agendadas ao longo do ano, podendo incluir a participação de Bachelet na delegação que irá à Artártida para promover a Marcha Mundial, que já conta com a inscrição de sua mãe, a arqueóloga Ángela Jeria. Além disso, a presidente se mostrou disposta para incentivar que outros chefes de governo latino-americanos também apoiem a campanha e participem de suas atividades. “Não tenho dúvida que vai contribuir para que outros presidentes da região, com os quais temos reuniões nos próximos meses, também apoiem a Marcha Mundial”, disse Hirsch.